

Avisos
Devido ao decreto de feriado para o dia 11/11/22 no Estado da Bahia, transferimos a atividade de encerramento com o Prof. Renato Noguera para o dia 14/11, segunda-feira, e as comunicações acontecerão apenas na tarde do dia 10/11;
As inscrições para os minicursos estão abertas. Há 30 vagas para cada. Segue os links dos formulários de inscrição dos respectivos cursos:
Agenda
10/10 a 01/11
Submissão de resumos (Data prorrogada)
02/11
Divulgação dos resultados (aceite dos resumos)
03/10 a 04/11
Inscrições para ouvintes
07/11 a 14/11
XXI Semana de filosofia
Trabalhos aprovados para comunicação
- A INSUBORDINAÇÃO DAS YÁS: O CONTRADISCURSO DO TERREIRO DE CANDOMBLÉ A PARTIR DA ANÁLISE DA OBRA “O ESPÍRITO DE INTIMIDADE: ENSINAMENTOS ANCESTRAIS AFRICANOS SOBRE MANEIRAS DE SE RELACIONAR” - SONBOFU SOMÉ - Edna Conceição Pereira Santos;
- A RELIGIÃO DA VIDA COTIDIANA - Josué Cândido da Silva;
- CAPOEIRA ANGOLA E O ENCANTAMENTO DA COSMOVISÃO AFRODIASPÓRICA - Paulo Andrade Magalhães Filho;
- POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: A ANCESTRALIDADE NOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ E CASAS DE UMBANDA EM PORTO SEGURO BAHIA - Elano Santos Silva;
- EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETNICO-RACIAL: O PARADOXO ENTRE A POLÍTICA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES - Marília Gabriella Emidio dos Santos;
- EPISTEMOLOGIA FEMINISTA NEGRA E INTERSECCIONALIDADE NA FILOSOFIA - Mônica de Jesus Silva;
- O GRIOT, NARRADOR DA ANCESTRALIDADE AFRICANA - Miguel Lombas;
- PENSAMENTO DECOLONIAL NO PROCESSO DA ANÁLISE FILOSÓFICA - Felipe Rocha Lima da Silva;
- A CRÍTICA DE HEIDEGGER À CONCEPÇÃO ANTROPOLÓGICO-INSTRUMENTAL DA TÉCNICA MODERNA - Hércules Pedreira Oliveira;
- MÍSTICA, ASCESE E DEIFICAÇÃO EM AGOSTINHO DE HIPONA - Messias Nunes Correia;
- SOM E IMAGEM EM MOVIMENTO: AS TRILHAS SONORAS DE TROPA DE ELITE E BRANCO SAI, PRETO FICA E SUAS REPRESENTAÇÕES - Fagner de Lima Delazari;
- TORTO ARADO E A PERSPECTIVA DE SEGUNDA PESSOA - Valdomiro Alves Pereira;
- PRINCÍPIOS NORTEADORES NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTERRACISTA PARA ESTUDANTES SURDOS EM ILHÉUS - Indiara Rosa Santos Angeli;
- IMPORTÂNCIA DE ESTUDO DA HISTÓRIA SOCIAL DOS TERREIROS: À LUZ DA HISTÓRIA A PARTIR DO UNZO DE NKOSI RAIZ AMBURAXÓ - Danilo de Souza Soares;
- A CONCEPÇÃO DE MUNDO EM SER E TEMPO DE MARTIN HEIDDEGER - Flávia;
- O PÊNDULO DO CETICISMO E A ABORDAGEM DE SEGUNDA PESSOA NO MENTAL - Juliana de Orione Arraes Fagundes.

Programação
Segunda-feira
07/11
19h as 21h
19h: Abertura com apresentação cultural
19:30h: Conferência de abertura– “A agenda da Filosofia africana no continente e no Brasil”
Prof. Dr. Bas’llele Malomalo Professor do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades - MIH- IHL/UNILAB, da Licenciatura em Ciências Sociais e do Bacharelado em Relações Internacionais. Líder do Grupo de Brasil-África: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimentoe Cidadania Global (UNILAB), do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADINUNESP) e do Harriet Tubman Institute for Research on the Global Migrations of African Peoples (York University, Toronto). Member of United Nations - Harmony with Nature. Cidade do Conde/BA/Brasil)
Terça-feira
08/11
9h as 11:30h
Mini-cursos:
1. O que é a Filosofia do Ntu? Como ela é produzida? – Prof. Bas’llele Malomalo (UNILAB);
2. Filosofia da Cura Africana – Prof. Miguel Vergara (UESC);
3. A influência fanoniana na obra “reflexões sobre o racismo” de Jean Paul-Sartre - Prof. Antônio Carlos dos Santos Gonçalves (PPGES/UFSB).
11:30 as 12:30h
Lançamento de livro: Filosofia Ntu – Prof. Bas’Ilele Malomalo.
14h
Mesa redonda: Ensino de filosofia – Lei 10.639 – Profa Adilbênia Freire Machado (UFRRJ)/ Profa. Graziela Ninck de Menezes (IFBA-Ilhéus)/ Prof. Lincoln Nascimento Cunha Jr (IFBA – Eunapólis)/ Discentes UESC: Cleiton Lavrador, Noel V Silva Neto.
19h
Conferência da noite: Maat, Ubuntu e Kilombo: práticas an(kh)cestrais af(Ra)(Ka)nas de autocuidado pessoal e coletivo.
Profa. Aline Cristina Oliveira do Carmo
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NeabiCp2) e Departamento de Filosofia do Colégio Pedro II (Cp2).
Quarta-feira
09/11
9h as 11:30h
Mini-cursos:
1. “A transmissão do saber através dos rituais de iniciação em África Tradicional” – Coumba Diatta (Doutoranda UFSC);
2. Filosofia da Cura Africana - Prof. Miguel Vergara (UESC);
3. A influência fanoniana na obra “reflexõessobre o racismo” de Jean Paul-Sartre. Prof. Antônio Carlos dos Santos Gonçalves (PPGES/UFSB).
14h
Mesa redonda, à tarde: Arte e gênero – a estética africana / Profa. Maria Aparecidade Oliveira Lopes / UFSB-Porto Seguro-BA.
19h
Conferência da noite: “Saberes ancestrais femininos bordando filosofias africanas”. Profa. Adilbênia Freire Machado (UFRRJ).
Quinta-feira
10/11
14h
Sessão de comunicações
19h
Conferência da noite: “Uma leitura racializada e generificada da arte de Maria Lidia Magliani” - Profa. Maria Aparecida de Oliveira Lopes / UFSB-Porto Seguro-BA
Segunda-feira
14/11
10h
Roda de conversa com Prof. Renato Noguera: A arte de amar na Filosofia Africana
14:30h
Lançamento de livro
19h
Encerramento: Atividade Cultural: Conferência de encerramento: “Brutalismo: amor e luto na contemporaneidade” Prof. Renato Noguera (UFRRJ)

EXPOSIÇÃO – PROJETO WAKANDA
Curadoria: Daniel Oliveira
PRETOS EM MOVIMENTO
RELEASE:
No ano de 2021 o Projeto Wakanda executou o ensaio fotográfico “PRETOS EM MOVIMENTO “, com referência ao álbum “O líder em Movimento” do artista de rap BK. Dessa forma buscou-se apresentar um breve contexto sobre o movimento negro brasileiro como aporte teórico para relacionar história a arte. O intuito da discussão teórica foi possibilitar um ensaio fotográfico baseado no corpo negro em movimento, tanto para as suas lutas quanto para a afirmação da negritude.
Dessa maneira os nossos objetivos são:
1.Convocar o público negro daregião sul baiana para uma identificação com a cultura negra brasileira.
2. Possibilitar um breve conhecimento histórico acerca dos movimentos negros.
3.Permitir que a população envolvida faça parte do movimento a partir da dialética da ação.
4.Possibilitar a reflexão sobre a importância da valorização étnico racial para a sociedade em geral.
O Projeto Wakanda visa oferecer, por meio das atividades visuais e educadoras, a afirmação da negritude, enquanto um processo de valorização física, intelectual e social. Então, como um grande baile buscou-se lembrar os mais diversos ritmos, retratando a dança como a voz do corpo, sobretudo as danças de raízes negras como o axé, funk, pagode, rap, samba, jazz e hip hop.
Ficha Técnica
Direção Geral: Daniel de Oliveira Jesus
Coordenação: Andressa Soares e Barbara Souza
Comunicação: Rick Trindade e Marla Marques
Logística: Alana Moreira
Apoio: Andreza Oliveira, Alexandre Dias
Stylist: Gabriel Garcia e Heverton Oliveira.
Site: https://projetowakanda.46graus.com/
EXPOSIÇÃO – DOCUMENTÁRIO LAGOA SANTA – ITUBERÁ-BA
Curadoria: Natália Lucena
LAGOA SANTA NÓS E ELES
RELEASE:
Nosso território nacional é de 8.515.767 Km², às Comunidades Quilombolas são de 0,12%. A Lagoa Santa está localizada no baixo sul da Bahia, mais precisamente sua localização no município Ituberá Bahia, comunidade Lagoa Santa (situação fundiária não titulada 39 famílias). Sofreu sucessivas invasões de terra ao longo do século XX, que resultou na expropriação de parte significativa de seu território. No embate entre Nós e Eles ao longo do processo histórico de violência e opressão, a comunidade protagoniza movimentos de resistência e mantém viva suas tradições, identidade e culturas. Na atualidade, nossa luta é pela demarcação do território e por acesso aos direitos historicamente negados.
Heranças históricas:
- Arte biojoias;
- Artesanato com materiais primas ;
- Música;
- Gastronomia;
- Agricultura;
- Medicina;
- Deficiência histórica;
- A falta de valorização das plantas medicinais;
- Na área rural o quadro de professores é precário;
- Existe as diretrizes, mas não é abraçada pelos professores;
- Excesso de trabalho;
- Limitação de infraestrutura;
- Perca de terra.
Inserido em seu plano de modificação, está o cine ORI que busca resistência cultural, comunidade-escola (Educação quilombola), trazendo conhecimento a realidade daquele lugar. O que já acontece, é a capacitação a profissionais, foi criada a coordenação de educação quilombola, com sua reforma em processo, mas não é a melhor.
Em suma a regularização de um território quilombola, além viabilização da luta processo de certificação, vem com o intuito também de fazer com que os alunos/jovens inseridos na comunidade, se considerem negros, sendo está uma das maiores problemáticas, seu auto reconhecimento. Sabem que são, mas não existe visão positiva do que ser negro, conhecer a história antes do processo da escravidão, acesso a história que não está no livro: cultural, ideológica, valores e práticas. Valorização onde este aluno vive, levar a junção escola comunidade, afirmar sua identidade, dentro de um resgate histórico, além da regularização do território e ocupação das terras.
O processo de titulação de Lagoa Santa dar início em 2008, o INCRA efetiva os trabalhos em 2011 via licitação. Contrata antropólogos para participar efetivamente deste relatório. Já publicada uma portaria de reconhecimento pelo presidente do INCRA, reconhecendo a área como território quilombola, isto tudo com o intuito de que seja dado um decreto de interesse social, para que o efetive a regulamentação desse território e o próximo passo assinatura deste decreto pelo presidente.
Ficha técnica
As fotos foram feitas à partir da aula de campo de Sociologia Geral ministrada para o curso de Filosofia 2022.1, com a docente Flávia Alessandra de Souza.
Local: Comunidade quilombola de lagoa Santa, Município de Ituberá, em 24/04/2022;
Fotografias: Natália Santos de Lucena;
Facilitadores de toda história: Dona Santa e Egnaldo Rocha da Silva;
Nomes dos discentes que comporam a viagem:
Iraiza de Souza Pereira
Dara de Souza Pereira
Cláudia Paiva de Oliveira
Vitória Cristina Ferreira Oliveira
Antônio Augusto Santos Teixeira
Nathalia de Jesus Ferreira
Julia Scigliano Pinheiro
Larissa Rodrigues Nascimento
Layla Brito Silva
Layana Oliveira Braga
Natalia Santos de Lucena
Phernanda Ferreira e Santana
Heloiza Barreto Bittencourt
Patrício de Jesus Paixão
Victor Santos Almeida
Nathália Oliveira Novaes
Hanna Almeida Brandão
Danielle Souza das Neves
Fabricio Batista de Santana
Pedro de Albuquerque Oliveira
Rafael Alves de Novais
Maria Eduarda Silva Nascimento
Gabriel Alves Luz
Camila do Nascimento Santos/Ciso
Geisiane Raquel Oliveira da Cruz
Liandra Gomes
Marlon Vinicius Siqueira Silva

Submissão de trabalhos
Normas para submissão de Resumos
• O período para submissão de resumos será de 10/10 a 01/11;
• Os resumos NÃO precisam tratar de assuntos necessariamente relacionados ao tema da XXI Semana de Filosofia;
• Os resumos devem versar sobre temas e problemas de Filosofia e áreas afins;
• Os resumos devem ser enviados para e-mail da comissão organizadora: semana.filoafricana.uesc@gmail.com;
• Os resumos devem ser anexados em formato docxs, bem como em formato PDF;
• O assunto do e-mail contendo os anexos deve ser "Resumo/Semana de Filosofia". O corpo da mensagem de e-mail deve conter o título do resumo, o nome completo de cada autor e seu e-mail;
• Para o recebimento dos resumos é obrigatória a inscrição como ouvinte de todos os autores no evento;
• Cada autor poderá enviar apenas um resumo;
• Cada trabalho poderá ter até dois autores;
• Os resumos serão avaliadas pelo comitê científico do evento, e o resultado será publicado no site do evento;
• Cada autor terá 15 minutos para a apresentação, contando com mais 10 minutos para a seção de perguntas e respostas, totalizando 25 minutos. Caso exista mais de um autor, o tempo de apresentação deverá ser dividido entre eles.
Regras para a formatação do Resumo:
Os resumos deverão ser escritos em língua portuguesa e seguir as seguintes especificações:
• Título: em letra maiúscula e negrito, com alinhamento centralizado e tamanho 12;
• Pular uma linha entre o título e o corpo do resumo;
• Tamanho do resumo: de 1.300 a 1.800 caracteres com espaço;
• O conteúdo não deverá ter referências bibliográficas ou referências diretas;
• Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, alinhamento justificado, tamanho A4;
• Margens: superior/esquerda 3 cm e inferior/direita 2 cm;
• Até 5 Palavras-chave.
